sábado, maio 19, 2007

Livro de Ouro Familiar

A chegada do "Livro de Ouro Familiar", que o escritor potiguar Alcides Francisco Vilar de Queiroz acaba de lançar, no Rio de Janeiro, acrescenta mais uma pepita ao verdadeiro tesouro que ele vem construindo ao longo das últimas décadas, na elaboração de um portentoso monumento à memória do Rio Grande do Norte. Como afirma o autor, o seu desejo maior é que os exemplos de vida reunidos na obra, nomes por ele escolhidos e pesquisados, num universo que soma 54 pessoas notórias de diversas genealogias potiguares, "sejam tomados como lições de vida para as atuais e as futuras gerações".
Alcides Vilar de Queiroz, que dedicou parte de sua vida, em especial o período da adolescência e juventude, ao labor teológico, dedicando-se à ciência das religiões, "num tempo de rígida reclusão e absoluta clausura", como ele mesmo assinala, aprimorou, por isto mesmo, sua aptidão para o trato com as levezas e sutilezas da memória, daí sua exímia capacidade de produzir verdadeiros baús de preciosidades memorialísticas. Alcides vem oferecendo ao leitor do Rio Grande do Norte, em especial, e a todo o Brasil, com seus livros, a oportunidade de se debruçar sobre a origem das famílias, ao pesquisar o conjunto de nossos antepassados.
Neste livro, em especial, ele se volta para pessoas que ofereceram de si exemplos que sirvam de modelos, em virtude de dedicarem suas vidas à cidadania brasileira, à dignidade das pessoas, com ações propícias ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento moral, quer dos indivíduos, quer da comunidade.
Lamenta, por isto mesmo, não ter fixado residência por mais tempo em Natal (RN), onde poderia ter garimpado um número maior de vidas e de troncos familiares, oferecendo uma obra mais vasta do que a que já possui publicado. Por ter saído do Rio Grande do Norte aos dezoito anos, "imediatamente partiu para rumos mais distantes, em busca da construção de uma nova vida, de um futuro", como ele explica na introdução. Daí, portanto, "as lacunas certamente existentes no presente trabalho são, por este motivo, justificadas e, acredita-se, não tirarão o brilho daqueles que aqui figuram", explica-se.
Informa o autor no texto introdutório: "Este livro busca manter viva na memória de todos a lembrança daquelas pessoas que podemos orgulhar-nos e que estão associadas aos grupos Villar, Queiroz e Barroca. Encontram-se aqui anotações diversas de quantos se destacaram ou se destacam por suas ações no passado ou no presente, quer pelas posições que, merecidamente, foram ou são por elas desempenhadas, como também quantos optaram por seguir os caminhos do bem. Além das anotações que já apareceram nos livros "Villar & Cia", 1 e 2, juntam-se aqui os nomes de 54 outras pessoas notórias da família."

Nenhum comentário: