sábado, maio 19, 2007

Marrocos: o herói da resistência na MPB

No seu atual trabalho, o cantor e compositor José Marrocos da Silva, conhecido apenas como Marrocos, nascido em 23 de outubro de 1949, na cidade de Macau/RN, mostra toda a potencialidade que adquiriu na sua trajetória artística, que o levaria aos lugares mais díspares do nosso país. Membro efetivo da ABRAC (Associação Brasileira de Autores e Compositores), reconhecido por seus pares como um artista e uma personalidade da MPB que "inventou" o seu lugar no cenário da nossa música, Marrocos, como grande parte de nossos artistas potiguares, continua sem receber a consideração e o respeito que merece da parte de nossa oficialidade, o que seria extravagante ou excêntrico de se ponderar.
O trabalho atual de Marrocos deve ser estimulado e compreendido, na medida em que ele se debruça na tentativa de resgatar as preciosidades do nosso cancioneiro, quando traz para o mercado nomes e canções que estavam momentaneamente esquecidos, personalidades que representam um marco em nossa História, mas pouco tocados pela curiosidade e pelo interesse do mercado, desconhecidos em especial pelas novas gerações.
Marrocos trabalha, com a sua gravadora caseira, que podemos chamar de "fundo de quintal", na faina de distinguir, valorizar e recuperar todos aqueles que labutaram e hoje pelejam para fazer valer nossa cultural musical. Ele respalda o combate de nossos criadores, ao elaborar e projetar o universo de símbolos garimpados no nosso imaginário social, através do milagre da música.
São tesouros, repletos de sons, de versos, com narrativas cotidianas sobre personagens que embalaram e acompanham de forma permanente a vida do povo brasileiro, trazendo em suas exposições convertidas em cifras as situações que envolvem os mais multiformes estados da alma. Desde os delicados e prosaicos casos de amor até as batalhas pela sobrevivência, interpretadas através de reivindicações políticas. Na sua entrevista abaixo, Marrocos conta um pouco da sua luta, reinventando, através de seu labor, os traços mais essenciais dos poetas da canção popular do nosso Brasil.

Nenhum comentário: