quarta-feira, setembro 05, 2007

Sobre os jogos da imprensa paraplégica...

O samba do crioulo doido
Roberto Medeiros – Interino (bobdiva@gmail.com)
Coluna Portfólio, Jornal de Hoje, Natal, 05 de Setembro de 2007
"Política é o carro-chefe dos veículos de comunicação locais. Para alimentar a população com tantas informações é preciso, também, especular. É desta forma que vive o jornalismo político do Rio Grande do Norte. Todo dia tem um fato novo. As manchetes são as mais variadas. Hoje, por exemplo, os jornais se contrapõem. Um diz que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, será reconduzido à presidência do PSB, partido que o acolheu depois de deixar o PMDB. Outro diz que ele poderá sair para o Partido Verde, que é comandado pela deputada Micarla de Souza.
É bom lembrar que em 2004 Micarla foi eleita vice-prefeita de Carlos Eduardo e depois rompeu com o mesmo, sendo eleita deputada estadual em 2006. O que vem ao caso é como fica a cabeça do leitor, do espectador, do ouvinte. Os programas jornalísticos e os jornais também mostram o secretário de Serviços Urbanos, Ranieri Barbosa, como o todo poderoso que assumiu o PRB, o partido do vice-presidente José Alencar, para que o prefeito também tenha o comando da legenda.
Será que o leitor está atento a tudo isso? Será que as especulações sobre as eleições, que só ocorrem em 5 de outubro do ano que vem, ou seja, daqui a mais de um ano, é o que interessa ao povo?. Acredito que há outras coisas tão urgentes e importantes que deveriam ocupar o espaço das manchetes desses veículos, sem querer desmerecer a competência dos colegas que cobrem, no dia-a-dia, os fatos políticos. Até para que haja tempo para o leitor refletir sobre tantas informações, descarregadas feito uma metralhadora.
O contribuinte quer saber como está sendo aplicado os impostos que são dele recolhidos. As obras que vão melhorar o trânsito da cidade onde mora. As oportunidades de negócio e outras coisas de seu interesse. Há algum tempo uma pesquisa de opinião mostrava que o leitor estava muito mais atento aos problemas da cidade, as questões de economia e o esporte local do que qualquer outra coisa. Será que não é chegada a hora de se fazer uma nova pesquisa?
Não sou contra, repito, que se faça especulações sobre o que está ou o que vai acontecer na política potiguar. Entretanto, continuo achando que o exagero pode levar esse tipo de noticiário ao descrédito. É preciso acabar com o samba do crioulo doido, para evitar que ‘dê bode’, com dizia a letra do famoso samba de Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. (RM)". (Coluna Portfólio, Colunista Alex Medeiros, Texto do Interino Roberto Medeiros, Jornal de Hoje, Natal, 05 de Setembro de 2007.) (Ilustração)

Nenhum comentário: