sábado, setembro 08, 2007

Picuinhas no Bordel Brasil

Madame Bovary no bordel Brasil
Manuel da Costa Pinto
Folha de S. Paulo, São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2007
————————————
Modo como o tema da prostituição domina a cena
em "Paraíso Tropical" ecoa romance de Flaubert

————————————
"O LANÇAMENTO pela editora Nova Alexandria de volume comemorativo dos 150 anos de "Madame Bovary", de Flaubert, no momento em que "Paraíso Tropical" chega a seu clímax, ajuda a ler as filigranas do trabalho de Gilberto Braga. Matéria sobre "Paraíso Tropical" com depoimentos de intelectuais e a coluna de Marcos Augusto Gonçalves publicadas na Ilustrada reiteraram a idéia de que as telenovelas são para o Brasil atual o que os folhetins foram para o século 19.
Não há dúvida: Gilberto Braga, Sílvio de Abreu ("Belíssima") e Aguinaldo Silva ("Senhora do Destino") bebem em Balzac e companhia. Acrescente-se que, assim como os escritores oitocentistas inoculavam elementos perturbadores em retratos de época, nossos teledramaturgos devem seu sucesso a ênfases sutis na anomalia social.
O paralelo com "Madame Bovary" torna-se precioso quando lemos os autos do processo contra Flaubert (incluídos na edição), pois o promotor Ernest Pinard faz uma leitura do romance que é uma pérola de sensibilidade literária a serviço do mais obtuso moralismo.
Ao resumir a "queda" de Emma Bovary -mulher de um médico de província que, intoxicada pela leitura de folhetins sentimentais, aspira a uma vida galante, envereda pelo adultério e termina se suicidando-, Pinard chama a atenção para as inversões quase imperceptíveis pelas quais o escritor faz da lascívia o estado natural das coisas.
Em dado momento, o narrador diz que Emma é vítima "da degradação do casamento e das desilusões do adultério" -frase na qual Pinard detecta argutamente uma perversão da ordem: a descrição do matrimônio como forma de moléstia que nem a mais abnegada infidelidade consegue mitigar.
E em outra passagem, na qual Flaubert narra a extrema-unção de Emma como um êxtase erótico, Pinard observa "a mistura do sagrado e do voluptuoso" que faz desses "Costumes de Província" (subtítulo do romance) o "cântico do adultério" escrito por um artista "hábil em corrupções". Guardadas as proporções, Gilberto Braga faz algo semelhante. Mais do que retratar uma elite corrupta, "Paraíso Tropical" propõe que a prostituição é a argamassa e o modo de funcionamento da sociedade.
A relação entre o oportunista Olavo e Bebel, garota de programa que tenta sair do calçadão, ainda pertence ao tema do arrivismo, característico dos folhetins, aplicado agora ao país do compadrio. Braga vai além: quase todas as personagens, heróis e vilões, de alguma maneira têm um pé na zona.
Paula, a gêmea boa, foi criada por uma cafetina. Antenor tem vergonha do fato de ser, literalmente, filho da puta. Marion agencia acompanhantes para ricaços. E Joana, ao tentar se prostituir, descobre ser filha do proxeneta Jáder, que manteve com sua mãe um caso que cheira a rufianismo. Em "Paraíso Tropical", a sacanagem de alcova é o ar que elites e classes subalternas respiram; impregna tudo silenciosamente e revela a mecânica das outras sacanagens, que estão nas manchetes dos jornais." (Texto.) (Foto: Isabelle Huppert em Madame Bovary, filme de Claude Chabrol (1991))

Nenhum comentário: