sábado, setembro 08, 2007

Fundação José Augusto: ‘Ninguém merece’

"O Teatro Sandoval Wanderley ficou três ou quatro anos parado. Agora, toda semana, de 15 em 15 dias estão acontecendo eventos no teatro. Uma coisa muito interessante. Ligando música com poesia. E com um grande diferencial: ou de graça, ou custando uma coisa simbólica, de um real.
Outra iniciativa que engrandece a nossa cidade é esse encontro de escritores natalenses (Encontro Natalense de Escritores - ENE), que a prefeitura promove, juntamente com a Capitania das Artes, e que é um cartão-postal também da nossa cidade. Saem notícias na grande imprensa de São Paulo, do Rio de Janeiro, Pernambuco. Aí sim é que é você fazer a cultura com boas intenções.
Falando exatamente num ponto como Lei de Cultura. Lei de cultura, pelo amor de Deus! A Lei de Cultura é uma vergonha até para o próprio Governo do Estado. Tanto a lei municipal quanto a lei estadual. Porque a Lei de Cultura só beneficia quatro ou cinco grupinhos, fica fazendo aquela coisa: "de volta ao começo, sempre". Com uma "cultura" sem nenhuma qualidade, em termos de conteúdo. O mais absurdo ainda: hoje em dia, se o cidadão for contar os palitos de uma caixa de fósforo, bota na Lei de Cultura para contar esses palitos de caixas de fósforo. Se você for apagar uma lâmpada, bota na Lei de Cultura. Tudo que se faz aqui em Natal, é via Lei de Cultura. E o grande diferencial é exatamente os valores.
Agora, por exemplo: o Festival de Gastronomia de Mossoró vai custar meio milhão de reais. Isso, ninguém pode admitir isso aí. Porque é o dinheiro público que está sendo levado para um produto sem qualidade. Porque ninguém me convence de que, para fazer um festival de gastronomia, durante dois dias, três dias, você vá gastar meio milhão de reais. Eu sou amigo de Racine Santos, há muito tempo, mas aquilo ali é um caso para, sinceramente, até a lei, o Ministério Público, eu acho, investigar. Porque não pode a Lei de Cultura aprovar 580 mil reais para o Circo da Luz fazer a produção durante um ano. Ou seja, 12 apresentações em cada cidade. Tem de ser 50 mil reais para você fazer um evento de um dia numa cidade. Isso aí na pode existir. É você não dar importância ao dinheiro público."

Nenhum comentário: