quarta-feira, setembro 05, 2007

Loucura que o dinheiro dá...

Fernando Freire poderá ser obrigado
a depor em 26 processos de improbidade
Matéria de Capa
Correio da Tarde
Correio Político
Natal e Mossoró, Quarta-feira, 05 de Setembro de 2007.
Freire foi convocado por diversas vezes e pode ser forçado a depor
Após ser intimado por diversas vezes, tanto pela Polícia Civil quanto pela própria Justiça para depor sobre os 26 inquéritos de improbidade administrativa que tramitam contra sua gestão frente ao executivo estadual, o ex-governador Fernando Freire pode ser conduzido coercitivamente - prática comum feita pela polícia quando o depoente se nega a comparecer a oitiva. Freire seria ouvido na manhã de hoje na Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público, mas não compareceu somente encaminhando o advogado apenas para informar que por motivos de saúde não pôde se fazer presente. “Tem vários processos contra o senhor Fernando Freire aqui. Ele nunca compareceu a nenhuma convocação. Todas as vezes que ele é chamado para depor dá uma desculpa. Se ele continuar colocando obstáculos vai ser conduzido coercitivamente”, disse o delegado Júlio Rocha ao advogado do ex-governador, Thiago Fernandes.
O inquérito que responderia hoje Fernando Freire é o de n.º 104/2004, que trata de um contrato entre o Governo do Estado do RN, no período em que o mesmo era governador, e a empresa de informática Microtec, no valor de 1,5 milhão de reais. “Nós queremos saber quanto ele recebeu da empresa e se parte dos recursos foi destinado a campanha eleitoral dele em 2002”, enfatizou Júlio Rocha.
O advogado de Fernando Freire limitou-se a dizer que seu cliente está com problemas de saúde e por isso não compareceu a DEDEPP. No entanto, quando conversava com o titular da delegacia fez menção ao parecer de um médico psiquiatra, que assegurava que o ex-governador não tinha condições de dar testemunho.
Indagado pela reportagem se há expectativa de comparecimento do ex-pepista, o advogado soou um quase monossilábico “quando melhorar”. “Ele está com problema de saúde, mas afirmo que nem todas as ocasiões em que ele não veio foi por esse motivo”, disse. (Foto Correio da Tarde, Edição Número 423 - Ano II - Natal e Mossoró, Quarta-feira, 05 de Setembro de 2007.)

Nenhum comentário: