quarta-feira, julho 25, 2007

O Poder do Atraso no RN

Nordeste e Norte lideram fraudes, diz Controladoria
Jorge Hage afirma que as regiões são mais atrasadas
DA FOLHA ONLINE
Com base em trabalhos de fiscalização que vêm sendo realizados pelo governo federal desde 2003, a CGU (Controladoria Geral da União) apontou ontem as regiões Norte e Nordeste do país como campeãs em irregularidades na gestão de recursos públicos.
O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage -um dos cotados para assumir o Ministério da Defesa no lugar de Waldir Pires-, disse que as duas regiões são as de "maior atraso político e menor acesso à informação", o que justificaria os altos índices de desvios de recursos públicos nos municípios desses Estados. "Não é por acaso que há dificuldade de maior modernização da sociedade nesses locais", declarou o ministro.
Segundo ele, a Controladoria Geral da União já executou ações de fiscalização em mais de 1.200 municípios de todas as regiões do país -com o controle de pelo menos R$ 8 bilhões de recursos públicos.
Consultada, a CGU disse porém, por meio de sua assessoria de imprensa, que não existem cálculos que indicam as regiões Norte e Nordeste como lideres no ranking de desvios de recursos públicos. Segundo a assessoria, as declarações do ministro Jorge Hage são empíricas, já que ele acompanha as fiscalizações desde a primeira edição, realizada em 2003.
Sorteio
O ministro realizou na manhã de hoje o sorteio de 60 municípios e oito Estados do país que serão fiscalizados pela CGU nos próximos meses.
Os auditores da CGU vão visitar obras, hospitais, escolas e fazer a checagem de documentos e bens na tentativa de reduzir desvios -como a não-execução de contratos e o pagamento de propinas para a liberação de obras.
Hage reconheceu, no entanto, que as ações do governo federal não são suficientes para combater fraudes na gestão dos recursos públicos, uma vez que os criminosos acabam muitas vezes sem ser punidos. "Os corruptos sabem e podem pagar bons advogados", admitiu.(Folha de S. Paulo, São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007.)

Nenhum comentário: