sábado, julho 28, 2007

Nossos ladrões têm mais humores...

"Cronologia - Operação Impacto
A Operação Impacto foi deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil para investigar o envolvimento de vereadores em possível ato de corrupção. De acordo com o Ministério Público, alguns dos parlamentares teriam recebido propina para votar em convergência com os interesses do mercado imobiliário durante a aprovação do Plano Diretor de Natal.
11 de julho - O Ministério Público e a Polícia Civil deflagram a Operação Impacto. As investigações têm por base um suposto esquema de corrupção envolvendo alguns vereadores, acusados de receberem propina para a votação
do Plano Diretor.
12 de julho - Ongs e associações fazem protesto lavando a entrada da Câmara Municipal. Movimentos sociais pedem a cassação dos vereadores acusados de envolvimento. A Comissão de Ética da casa não vê elementos para abertura de processos de cassação. O procurador geral do município, Waldenir Xavier, confirmou que as denúncias foram apresentadas pela procuradora Marise Costa e a fonte seria o vereador Sid Fonseca (PR). O site do jornal Folha de
São Paulo cita o nome do diretor do Sinduscon, Silvio Bezerra, como um dos prováveis
corruptores do esquema.
13 de julho - O prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB) diz que não sabia da Operação Impacto e reafirma lutar para anular a votação dos vetos. O chefe de gabinete do prefeito, Bosco Pinheiro, rebate insinuações do vereador salatiel de Souza (sem partido) de que Pinheiro teria tentado aliciar seu voto em favor de interesses da prefeitura. O vereador Emilson Medeiros (PPS) se desliga do comando do seu partido. O MP libera mais trechos de escutas telefônicas. As gravações mostram o vereador Hermano Morais (PMDB) alertando seu correligionário Renato Dantas sobre a possiblidade de os telefones estarem grampeados.
16 de julho - PV debate sobre expulsão de seus vereadores. OAB analisa se vai entrar com pedido de cassação dos vereadores. MP divulga lista de cargos comissionados da Câmara Municipal.
17 de julho - PV incia processo contra seus vereadores. Divulgados os nomes dos outros vereadores investigados. O vereador Sid Fonseca disse que os parlamentares investigados receberam R$ 30 mil para votar a favor das emendas do Plano Diretor.
18 de julho - O vereador Edson Siqueira (PV) diz que não foi orientado pelo seu partido para votar pela manutenção dos vetos do prefeito. O presidente do PPS, Wober Júnior, reclama da ação do MP.
19 de julho - OAB pede afastamento da mesa diretora e da Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores. O vereador Adão Eridan diz que ouviu ‘‘diversas vezes de Sid Fonseca que havia um esquema comandado por Emilson Medeiros com empresários e, principalmente, com Sílvio Bezerra. MP oferece delação premiada a depoentes. Marise Costa recebe moção de apoio da OAB.
20 de julho - divulgado o primeiro e-mail que deu início à investigação do MP
23 de julho - O Ministério Público anuncia que pedirá a anulação da sessão da Câmara Municipal que votou pela derrubada dos vetos do prefeito Carlos Eduardo às três emendas do Plano Diretor.
24 de julho - Diálogos gravados entre os vereadores Hermano Morais e Renato Dantas mostram críticas ao trabalho da promotora Gilka da Mata. Geraldo Neto (PMDB) e Renato Dantas silenciam nos depoimentos aos delegado Júlio Rocha, da delegacia de Defesa ao Patrimônio Público.
25 de julho - O vereador Fernando Lucena (PT) anuncia que vai apresentar um requerimento solicitando a anulação da votação do Plano Diretor.
27 de julho - A polícia civil e promotores da Defesa do Patrimônio Público busca e apreendem computadores e documentos na imobiliária Abreu imóveis para investigar a ligação entre a empresa e o cheque que supostamente serviu de pagamento a vereadores corrompidos." (Diário de Natal, Sábado, 28.07.07) (Ilustração)

Nenhum comentário: