terça-feira, janeiro 30, 2007

Manda Bala leva prêmio em Sundance

VÍTIMAS E HERÓIS
"Manda Bala" conta histórias capazes de chocar até mesmo o público brasileiro.
O filme começa com uma visita à maior fazenda mundial de criação de rãs, onde Kohn discute com o dono um escândalo de corrupção que envolveu o desvio de dinheiro do governo que seria destinado a uma criação de rãs que nunca se concretizou.
O dono da fazenda se mostra extremamente incomodado ao falar do ex-governador do Pará e deputado federal eleito Jader Barbalho, acusado no escândalo da fazenda-fantasma.
Barbalho já foi acusado mais de uma vez de desvio de dinheiro público. Os promotores que o acusam dizem que não têm dúvidas quanto ao histórico de Barbalho de desvio de recursos, mas os tribunais não o condenaram. Em entrevista separada a Kohn, o próprio Barbalho abandona o local quando perguntado sobre o escândalo da criação de rãs.
Kohn também conduz o espectador para conhecer o trauma dos seqüestros, quando uma jovem vítima conta como teve sua orelha cortada e enviada à sua família com um pedido de resgate. Um vídeo mostra um seqüestrador cortando a orelha de um homem, obrigando-o a implorar para que sua família o salve.
Um jovem empresário fala das medidas de segurança que toma para evitar seqüestros, tais como usar carros blindados e direção tática. Ele diz que espera implantar um microchip debaixo de sua pele para rastrear seus movimentos.
Mas Kohn também identifica heróis. Um deles é um policial corajoso que localiza e resgata vítimas de seqüestros. Outro é um cirurgião plástico que convida a câmera a filmar uma reconstrução de orelha.
Kohn utilizou uma equipe técnica em sua maioria brasileira e empregou seu pai, que vive no Brasil. Mas ele prevê que os brasileiros se dividam em relação à visão que ele mostra do país.
"Uma brasileira que assistiu ao filme na sessão de ontem o elogiou muito", disse ele. "Mas existe uma reação brasileira muito típica que encontrei nos últimos cinco anos, enquanto fazia o filme: ‘Por que você está falando mal de meu país?"’.
Matéria do site g1.globo.com/Noticias/PopArte, disponível aqui.

Nenhum comentário: