terça-feira, janeiro 30, 2007

Manda Bala leva prêmio em Sundance

FILME AMERICANO SOBRE CRIMES
NO BRASIL ESTRÉIA EM SUNDANCE
"Manda bala" pretende mostrar ligação entre corrupção e violência.
Cineasta, que morou no país, teme reação dos brasileiros.
Matéria no site g1.globo.com/Noticias/PopArte
Seqüestrador em cena do documentário ‘’Manda bala’’ PARK CITY - O vínculo existente no Brasil entre corrupção política e cirurgias de reconstrução de orelhas está longe de ser evidente, mas um jovem cineasta americano atravessou o país para estabelecer essa conexão num documentário.
Em "Manda Bala", que concorre no Festival de Cinema de Sundance deste ano, Jason Kohn argumenta que a corrupção deslavada de políticos poderosos no norte pobre do Brasil alimenta uma espiral de criminalidade violenta no rico sul.
São Paulo, com seus 20 milhões de habitantes, é a capital brasileira dos seqüestros. Quadrilhas das favelas freqüentemente decepam as orelhas de suas vítimas para pressionar as famílias a pagar resgates, e as vítimas muitas vezes procuram cirurgiões plásticos para restaurar sua aparência.
Como diz a Kohn um seqüestrador, a maioria dos moradores de sua favela veio a São Paulo do norte e nordeste, movida pela falta de comida e trabalho.
Para Kohn, as coisas não seriam assim se os políticos não tivessem roubado tanto dinheiro.
"Fazer a ligação entre essas duas histórias foi basicamente um trabalho de cinco anos, e, num primeiro momento, a conexão não era nada óbvia", disse à Reuters o diretor de 28 anos depois da estréia de seu primeiro filme, feito com orçamento restrito.
O trabalho de Kohn está competindo com 15 outros documentários no maior festival americano do cinema independente, que termina em 28 de janeiro. O diretor espera fechar um contrato de distribuição esta semana.

Nenhum comentário: