quarta-feira, setembro 07, 2011

A riqueza do mar e a redenção de Macau



FM – A instalação da fruticultura irrigada e da criação de camarão em cativeiro no Vale do Assú e na Região Salineira trouxe benefícios e também problemas. O problema apontado como o mais sério o da ecotoxicologia aquática. Em 2003, a análise da água do Rio Assú pelo CEFET-RN, mostrou que a água do rio estava contaminada. Como produzir pescado sem poluir o meio ambiente?
EA – A pesca predatória através das altas tecnologias, vem pegando peixe pequeno, grande, não escolhe tamanho, ou seja, o que cair na rede é peixe, isso vem destruindo. Então a pesca predatória, ora o Rio Assú eu sabia por que o CEFET me falou que estava tudo contaminado, mas isso pode ser superado, temos tecnologia, por isso nós não podemos para abrir uma fazenda ou até um tanque no quintal de sua casa, você precisa da licença ambiental e ver qual será o impacto que o ambiente sofrerá, mesmo porque a água tem que ser de boa qualidade para produzir o peixe, não pode ser qualquer água, ela tem que ser de boa qualidade. Nós temos a escola de Alegre, no Espírito Santo, especialista em aquicultura, tem muitos laboratórios de pesquisa, que serviu de modelo para nossa rede de institutos, é um centro de pesquisa modelo, que exporta tecnologia, dá consultoria e que ajuda os pescadores e produtores daquela região e como faz parte de nosso núcleo, trabalha em rede e se não temos especialistas aqui, temos que trazer especialistas de lá pra cá e assim por diante. Portanto, a aquicultura é importante, é o que vai manter o mundo, mas temos que ter a política de sustentabilidade, portanto, quando faço palestras sobre essa política, temos uma específica que fala sobre sustentabilidade. Temos pesquisas de repovoamento de rios, por exemplo, o Rio Paraíba do Sul, que fica no Rio de janeiro, ele foi totalmente destruído por causa de derramamento de resíduos tóxicos de uma fábrica. Estamos fazendo um trabalho de repovoamento, cuidando da água e dos peixes. Por isso digo que lá é um centro de estudo e que muitos alunos de pós-graduação estão fazendo suas dissertações e teses com base nesse trabalho de repovoamento que implica, não só no levantamento estatístico das espécies nativas que foram destruídas, como também do ambiente e da água. Portanto nós temos que ter cuidado nesses trabalhos. Nessas fazendas deve existir um trabalho de responsabilidade social e ambiental.
FM – Nesta década foi instalada no município de alto do Rodrigues, no Vale do Assú, uma usina termoelétrica. Normalmente essas usinas são poluidoras até chuva ácida. Considerando que a maior vocação da região é a carcinicultura e a criação de pescado em cativeiro, poderá haver conflitos se não forem tomados os cuidados necessários nessas atividades?
EA - Essas usinas termoelétricas tem sido um problema e a gente tem visto isso em todo o Brasil, como por exemplo, Belo Monte no Pará, em Rondônia, no Mato Grosso, no Rio Cuiabá. Estão sendo instaladas mais de dez (10) usinas. Há um movimento muito grande, uns contra outros a favor. Ela traz benefícios sim, mas também traz prejuízos pra o meio ambiente. Se não houver um equilíbrio dessas ações para implementar esses projetos, maiores problemas poderão surgir. Nós não podemos também ouvir dizer que vão destruir o meio ambiente e nós não podemos tocar, dizer que é igual à Amazônia. Não é assim, nós podemos e temos conhecimento de como utilizar e de como nos relacionar com o meio ambiente sem destruí-lo. O que não pode é destruir o ambiente em função da implantação de uma usina termoelétrica e assim por diante, porque o preço que se vai pagar é muito mais alto. Em todo procedimento tem que haver o equilíbrio, um dialogo das pessoas encarregadas pela instalação de tal usina com o pessoal do meio ambiente, mesmo porque temos conhecimento, tecnologia para superar esses impactos. Isso é uma preocupação de todos, mesmo porque as pessoas vêm tomando consciência do que poderá acontecer com o nosso planeta, o homem, o se humano é planetário, é a nossa casa, a gaia, por isso temos que cuidá-la. Estão acontecendo muitas coisas, às vezes exagero de cientista, porque os estudos que nós temos hoje aconteceram no passado, a milhares e milhares de anos. É um processo cíclico que acontece de movimento e de transformação, mas o homem não pode apressar esse processo ele mesmo destruindo, por isso temos que ter um cuidado extraordinário com essa nossa casa, senão seremos varridos. Já chega os riscos que corremos, que segundo estudos da NASA e outros centros de pesquisa, meteoritos podem se chocar com a Terra e acabar com a raça humana, por isso temos que cuidar.
Foto: aqui

Nenhum comentário: