sábado, setembro 27, 2008

Vereador, para quê te quero...

Banalidade municipal
Tribuna do Norte
Colunas, Jornal de WM, por Woden Madruga
Natal, Sábado, 27 de setembro de 2008
O que faz um vereador? A pergunta atravessa os tempos e as respostas são as mais desconcertantes que se possa imaginar. Olhando-se para certos candidatos a vereador - e mesmo para os titulares atuais dessa nobreza da democracia - não é difícil imaginar o que faz mesmo um vereador. Aqui, por estas bandas da terra de Poti mais besta, e o no resto do país. Agora mesmo, por exemplo, uma entidade chamada Transparência Brasil andou pesquisando sobre a produção legislativa das Câmaras de Vereadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, as duas maiores cidades brasileiras. Alguns jornais registraram as duas pesquisas que mereceram comentários esparsos. Ontem, andando pela internet, li no blogue de Josias de Souza (Folha): "93% dos projetos de vereadores do Rio de Janeiro são banais". Quer dizer: coisas vulgares, corriqueiras, triviais. Banal, adjetivo; banalidades, substantivo.
Na Câmara Municipal de São Paulo, o índice de banalidades foi menor. Ali, a irrelevância dos projetos dos excelentíssimos senhores edis ficou na faixa dos 91%. Bom, voltemos ao Rio de Janeiro. Disse Josias e Souza:
- Entre 2005 e 2008, os 50 vereadores que compõem a Câmara Municipal do Rio apresentaram 2.978 projetos. Aprovaram-se 1.572. Desse total, apenas 209 (7%) trataram de temas com alguma relevância para a vida dos cariocas ou para o funcionamento da Prefeitura. O resto (93%) compõe um lote que foram ao arquivo ou, quando aprovados, não tiveram a menor relevância.
E acrescenta:
- Não menos que 1.612 projetos formulados por vereadores cariocas propunham coisas tão banais quanto o batismo ou rebatismo de logradouros, fixação de datas comemorativas, homenagens a pessoas ou entidades, etc."
Imagine se a Transparência Brasil resolvesse fazer uma pesquisa na Câmara de Vereadores de Natal. Bom, domingo que vem o natalense vai eleger mais um lote de de banalidades.

Tribuna do Norte, Colunas, Jornal de WM, Por Woden Madruga,27/09/2008

Nenhum comentário: