terça-feira, setembro 09, 2008

Abin na berlinda

Blog do Protógenes reúne
informações sobre delegado
afastado da Operação Satiagraha
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
28/07/2008 - 15h45
Ilustração

Depois de se afastar do comando da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, o delegado Protógenes Queiroz é apontado como responsável por um blog na internet que reúne detalhes da sua carreira na instituição. Escrito na terceira pessoa, o blog supostamente criado por Protógenes reúne matérias de jornais e sites com informações sobre o seu afastamento forçado do comando da Operação Satiagraha, além de detalhes sobre o seu "currículo" como delegado federal --sem emitir juízo de valor sobre a sua saída das investigações.
Apesar do título do blog ser "Blog do Protógenes Queiroz", o delegado não fala em primeira pessoa sobre as suas atividades. Na parte superior do blog há uma espécie de banner com a sua fotografia, na qual ele aparece de paletó escuro, camisa clara e microfone à sua frente.
Nos textos do blog, sempre que se refere supostamente a si mesmo, o ex-coordenador da Operação Satiagraha usa a expressão "o delegado Protógenes". Ao relatar o episódio em que teria sido forçado a deixar a operação, ele fala que "curiosamente Protógenes teria comentado com aliados que esse afastamento desmerece seu trabalho e causa prejuízo muito grande à investigação".
Em terceira pessoa, o delegado afirma que "Protógenes formalizou uma representação junto ao Ministério Público Federal, em São Paulo, que abriu procedimento para apurar se as investigações sofreram, ou estão sofrendo, algum tipo de obstrução".
Entre as reportagens citadas por Protógenes no blog estão as que acusam a cúpula da PF de forçar o seu afastamento da operação depois de "excessos" --como a divulgação de imagens da prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, flagrado de pijamas. Em nenhum momento, no entanto, o delegado critica a atuação da PF no caso.
O blog lista as operações da PF já conduzidas por Protógenes antes da Satiagraha, como a que resultou na prisão do contrabandista Law Kin Chong e as investigações de fraudes e evasão de divisas no caso Corinthians/MSI.
O único espaço para "reflexão" no blog do delegado é a citação de uma "mensagem" atribuída a Mahatma Gandhi, na qual o pacifista afirma que se deve buscar no "interior de si mesmo" as respostas para se encontrar "saídas" aos problemas humanos.
"Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. Além da ação, o cultivo à amizade. E quando tudo mais faltasse, deixaria um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída", diz o texto.
Outro lado
A PF não confirma se o blog é efetivamente de Protógenes uma vez que se pronuncia somente sobre fatos ligados diretamente à instituição. Como o blog seria uma atividade pessoal do delegado, a Polícia Federal não comenta o assunto. O delegado também vem se mantendo afastado da mídia desde que deixou o comando da Operação Satiagraha.
Protógenes está em Brasília onde participa de um curso de reciclagem promovido pela Academia da Polícia Federal. O prédio onde é realizado o curso fechado à imprensa, distante do centro da cidade e, em geral, os alunos-delegados optam por fazer as refeições nas redondezas, deixando pouco o local.
Oficialmente, a PF afirma que Protógenes deixou o comando da Operação Satiagraha para participar do curso presencial da instituição. Em conversas com interlocutores, o delegado revelou que foi forçado a deixar as investigações depois de "excessos" cometidos na operação.
Protógenes também encaminhou denúncia ao Ministério Público de São Paulo para denunciar a obstrução da própria PF ao seu trabalho. Na representação, o delegado reclama que foi prejudicado pela falta de recursos humanos e materiais para a condução das investigações. (Fonte: FSP)

Nenhum comentário: