quarta-feira, novembro 13, 2013

Brasil sujeitado: urge democratizar meios de comunicação

O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Aqui estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.
Revista Midia com Democracia nr. 01 (Fonte)

Nas próximas páginas, o internauta irá encontrar um amplo e exclusivo quadro da comunicação social brasileira, onde não apenas as relações econômicas entre os grupos privados foram mapeadas. Os regimes de informação, os quais as populações estão submetidas, aparecem identificados e analisados de forma preliminar.


Este projeto nasceu ainda na década de 80, a partir de um 
trabalho pioneiro elaborado pelo jornalista Daniel Herz. (Fonte)
Sua fase pública tornou-se viável após o surgimento de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Também contribuiu para isso a publicização de dados sobre concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, além das participações societárias destas entidades, que passaram a ser difundidos por sistemas interativos da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações.

O esforço que aqui iniciamos inclui a necessidade de permanente atualização e validação destes dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis sobre este panorama. Para isso, esperamos contar com todos os cidadãos e entidades dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade onde a democratização da comunicação não seja apenas uma quimera.
(Fonte)

DANIEL KOSLOWSKY HERZ
29/12/1954 - 30/05/2006


Jornalista brasileiro que ficou conhecido por escrever o livro "A História Secreta da Rede Globo" lançado em 1987, no qual relata as relações do proprietário da rede , Roberto Marinho, com o poder político nacional. Foi ativista em várias questões inclusive a implementação do Conselho de Comunicação Social (CCS) e outros movimentos pela democratização dos meios de comunicação. (Fonte)

Nenhum comentário: