terça-feira, outubro 08, 2013

As oligarquias que assaltaram o Estado

As oligarquias que assaltaram o Estado
Adauto Medeiros, Engenheiro civil e empresário, 
adautomedeiros@bol.com.br 
(Jornal de Hoje, Editoria: Opinião, pág. 02, Natal/RN, 
Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.)

As oligarquias sempre quiseram dominar o mundo para poucos
(FOTO)

Acompanho a política no Brasil há bastante tempo. As oligarquias que perderam o poder na Revolução de 30 voltaram ao poder com a queda de Getúlio Vargas. Aécio Neves, candidato agora do PSDB à presidência, é neto de Tancredo Neves, que era ministro da Justiça de Vargas quando ele suicidou-se. O Brasil pouco muda.
Tancredo permaneceu na política e terminou candidato eleito pelo Congresso Nacional presidente da República após a redemocratização. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, atual governador de Pernambuco, é neto de Miguel Arraes, um político dito de esquerda, que foi cassado e exilado com o golpe de 1964.


Oligarquia Sarney, no Maranhão: de novo na política brasileira não houve nada
(FOTO)

Tive negócios no Maranhão durante 32 anos, de onde pude acompanhar a desenvoltura da família Sarney, que formou a maior oligarquia do Brasil. Posso dizer com tranquilidade: de novo na política brasileira não houve nada.
A redentora aliou-se às mesmas oligarquias e a chamada Nova República fez o mesmo. Sarney e Antônio Carlos Magalhães ditaram o governo de Fernando Henrique Cardoso, como Sarney e outras cobras oligárquicas ditaram o governo Lula, chegando Sarney a receber elogio de Lula, quando disse que ele, Sarney, era uma pessoa especial, tendo, portanto, leis e direitos especiais.


No Rio Grande do Norte, sem sorte, temos três oligarquias 
que estão no poder há mais de 50 anos
(FOTO)

Aqui no nosso Estado, nosso Rio Grande do Norte, sem sorte, temos três oligarquias que estão no poder há mais de 50 anos. A elas pertencem os 100 melhores empregos do Estado e tudo indica que irá aumentar o número de pessoas que chegam ao poder somente pelo sobrenome. Que atraso! E assim eles vão brincando de administrar o dinheiro público e continuam a mangar de nós, os imbecis contribuintes. 

No Brasil também não tem sido melhor ou diferente os líderes sindicais que, desde a criação da Nova República são os mesmos e que ainda achando pouco criaram um partido público. As oligarquias políticas e sindicais se uniram contra o povo brasileiro e criaram um sistema de leis para protegê-los e mantê-los no poder.
O mensalão é o exemplo mais gritante e o mais novo e que mostra com todas as letras a impunidade sobre a classe oligárquica e política que domina o Brasil há mais de um século e nenhuma perspectiva há para mudança, pois reformas que é bom não há possibilidade, pois essa gente nem quer nem pode fazer as reformas, pois eles vivem mesmo é da pobreza e da impunidade.

Nenhum comentário: