quarta-feira, janeiro 28, 2009

A Justiça manda soltar...

Caso da menina Elizete Moura
Tribuna do Norte
Natal/RN, Quarta, 28 de Janeiro de 2009 •
Justiça manda soltar acusados de matar e mutilar menina de 10 anos
28/01/2009 - TN Online
Os presos Francisco Veridiano Fernandes da Costa, Wollas Cristian Fernandes da Costa e Carlúzia Maria de Oliveira, todos condenados pela morte da menina Elizete Moura, 10 anos, ocorrida em 10 de novembro de 1996, foram beneficiados com uma ordem judicial que vai mantê-los em liberdade. Os três foram condenados a 37 anos de reclusão durante o julgamento realizado em dezembro do ano passado na cidade de Ipanguaçu, mas agora ganharam o direito de recorrer da sentença em liberdade. Além deles, outros quatro foram condenados, porém um deles está morto.
Francisco Veridiano e Wollas Cristian Fernandes cumprem pena no Complexo Penal Agrícola Estadual Mário Negócios (CPEAMN), situado na zona rural de Mossoró, enquanto Carlúzia Maria está presa na Segunda Delegacia de Polícia Civil, onde funciona um presídio feminino improvisado. A defesa do trio entendeu que a pena aplicada foi muito acima do esperado e deverá recorrer de decisão em segunda instância.
Até lá, o trio terá a oportunidade de permanecer em liberdade, até que saia a nova decisão. Caso sejam condenados novamente, podem recorrer mais uma vez.
No julgamento, ocorrido na Comarca de Ipanguaçu em dezembro passado, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu a condenação dos três por homicídio duplamente qualificado. O promotor Augusto Flávio lembrou o depoimento que eles prestaram na época das investigações, onde todos teriam confessado a autoria do crime com riqueza de detalhes. Mas em julgamento, eles voltaram atrás e afirmaram que confessaram o crime sob tortura intensa, porém a versão não foi acatada pelos jurados, que optaram pela condenação dos réus a 37 anos, cada um.
O crime teve uma enorme repercussão em todo o Rio Grande do Norte e até hoje gera grandes polêmicas. Além de Carlúzia, Wollas e Francisco Veridiano, também são acusados: Francisco Heleno Felipe (condenado e preso), Jofre Pinto Fernandes (preso e condenado), Kátia Cristina Fernandes (presa e condenada) e Luzialba Pinto Fernandes. Esta última foi a júri popular, onde terminou sendo absolvida, mas logo em seguida foi assassinada. O acusado do crime é o irmão de Elizete Moura, Erinaldo Moura Lemos, que também foi morto meses após este assassinato.
Fonte: Jornal De Fato (Ilustração)

Nenhum comentário: