terça-feira, julho 01, 2014

Contraste entre a Copa e os problemas sociais do Brasil

Contraste entre a Copa e os problemas sociais do Brasil
ADITAL Jovem
26.06.2014 [ Brasil ]
Notícia com vídeo relacionado
Adital



O documentário "O preço da Copa do Mundo”, dirigido por Mikkel Keldorf, mostra as belezas de algumas das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, como Fortaleza, no Estado do Ceará, e Rio de Janeiro, porém o lado obscuro das cidades também não é esquecido. O brilho da Copa e do futebol é confrontado com as remoções e o desrespeito aos cidadãos das favelas, que em quase nada foram beneficiados pelas obras do megaevento esportivo.
O futebol, que antes unia as pessoas, independente da classe social, hoje tornou-se motivo de discussões e segregação social, de acordo com o filme. A Copa do mundo no Brasil teria sido organizada e idealizada apenas para uma elite social brasileira e para os estrangeiros.

No documentário, toda a beleza e encanto da chamada cidade maravilhosa (o Rio), onde o futebol não é apenas um esporte e sim um estilo de vida, é contraposto com as remoções forçadas das 600 famílias da Favela Metrô Mangueira. Depoimentos de moradores da favela revelam arbitrariedades e descontentamento com o megaevento, que , segundo ele, é um evento destinado apenas para os ricos e "gringos”, em que a lógica do dinheiro e do lucro é o que importa.

A cidade de Fortaleza também é mostrada sob uma ótica crítica, em que o lado obscuro da Copa se destaca. A chamada Terra do Sol é apresentada como a quinta cidade com maior índice de desigualdade social do mundo, onde 7% dos mais ricos são detentores de um quarto das riquezas da cidade, enquanto a maioria da população sofre com uma renda muito inferior a da média nacional.

O filme ressalta que o evento que celebra o esporte e a confraternização das nações no Brasil, mas esquece de contribuir para a solução dos principais problemas sociais da maior parte da população brasileira. O documentário provoca uma reflexão sobre o "legado da Copa” e de como as desigualdades sociais são gritantes no país.
Link permanente: http://www.adital.com.br/?n=crl2

Nenhum comentário: