sexta-feira, setembro 04, 2009

Natal de Ontem: monumento à lembrança e aos afetos

Sob a fugacidade do tempo e dos sonhos que evaporam a cada minuto de nossas vidas, uma cidade se entrega, lânguida e farta, e ao mesmo tempo ágil e viva, a seus ocupantes e aos que apenas passam, oferecendo-lhes seus cenários, lugares, paisagens, referências, espaços públicos e pontos de encontro, todos eles com suas pequenas e grandes histórias, personagens reais e imaginários, peculiaridades, fatos marcantes, enfim, um conjunto de elementos que irão constituir e que já se consolidaram como a memória coletiva, um patrimônio de todos os seus habitantes e das futuras gerações.
O espaço urbano, no seu processo de transformação, sendo simultaneamente registro e agente histórico, depara-se, a cada período, com uma nova noção de tempo, ancorada nas referências novas de progresso, produtivismo industrial, especialmente na conexão tempo-dinheiro-capitalismo, no desejo de não perder tempo, não perder a hora e na imposição de pontualidade.
Quando se enfoca a capital potiguar, um blog memorialístico encontra-se em pleno trabalho de produção, abrindo a possibilidade da participação de todos os interessados, já que testemunhos é o que não falta para evocação.
Para tanto, basta identificar o espaço como experiência individual e coletiva, em que a rua, a praça, a praia, o bairro, os percursos se transformam em reservatórios plenos de lembranças, experiências e memórias, que se mantêm menos pelo racional e mais pelo emocional, intuitivo, sentimental e afetivo, e contribuem de forma significativa para o processo de reconstituição da história da cidade.
Esta importante ferramenta de resgate da memória da cidade é o endereço eletrônico do blog nataldeontem.blogspot.com. Nele, o engenheiro natalense Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, estudioso de nível sofisticado, portador de bom gosto e um distinto apuro no conhecimento, como viajante costumeiro, reconhecido na praça como um grande causeur, ou seja, portador de um discurso brilhante e sedutor, faz as vezes de mestre-de-cerimônias, e ali recebe e abriga toda a curiosidade em torno de nossos mananciais históricos.
Numa cidade e num estado cujos representantes políticos da população, montados em suntuosos erários, são pouco afeitos à preservação da memória coletiva, o primeiro aniversário do blog Natal de Ontem (nataldeontem.blogspot.com) deve ser recebido com toda pompa e grande júbilo, por representar, antes de tudo, uma resistência à cultura do extravio do acervo memorialístico.
O engenheiro civil Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, idealizador, mantenedor e operador do blog, com os pés bem plantados no chão, sem os maneirismos ou quaisquer resquícios de vaidade pelo trabalho que executa, demonstra, no apuro de sua conduta de empresário, como um dos diretores da Enteco Engenharia, o acerto das diretrizes evolutivas adotadas pela página na Rede Mundial (Web).
A escolha pela simplicidade, pela postura natural e espontânea no trato com as matérias, se evidencia a partir da própria apresentação deste natalense, nascido no Alecrim, casado há 38 anos, diretor da construtora Enteco Engenharia Ltda, hoje residente em Petrópolis, dois filhos casados, e aguardando o nascimento do terceiro neto. (Texto de Paulo Augusto.)

Nenhum comentário: