sexta-feira, maio 20, 2011

Cinquenta anos


Djalma Maranhão: um dos "pais fundadores"
Djalma Maranhão é como aqueles "pais fundadores" cuja memória e cujo legado são o trunfo para nos retirar das trevas e da inação e nos guiar para o futuro.
Ao demarcar com solenidade na Câmara Municipal essa história que completa 50 anos, o vereador George Câmara também nos revela , com sua postura em qualificar os debates e as ações da Câmara Municipal que nem tudo está perdido. Mesmo naquele plenário tão esvaziado de vereadores, a solenidade em si, que contou com a participação de remanescentes da equipe de Djalma Maranhão, de educadores de instituições diversas, alguns militantes políticos, estudantes, jornalistas teve o importante papel de reafirmar a força da memória como ferramenta para ler o presente e poder transformá-lo."
Coluna de Vicente Serejo, ao apresentar o depoimento acima: "Um belo texto da professora Aparecida Fernandes. É o depoimento de quem, há mais de dez anos, procurou como pesquisadora, nas ruas e becos humildes de Mãe Luiza, ouvindo os seus homens e mulheres, os frutos da campanha de alfabetização 'De pé no chão também se aprende a ler'. E ela viu: foi o medo de um povo livre e consciente da força dos seus direitos políticos que levou os generais a arrancarem da Prefeitura o prefeito Djalma Maranhão. Com a truculência das baionetas e a boca ameaçadora dos fuzis. Até que ele, no exílio, morresse de tristeza e tristemente prisioneiro de sua própria solidão. (VS)." Foto: Fonte

Nenhum comentário: