domingo, agosto 06, 2006

Fortuna visível

Já o senador Fernando Bezerra (PTB), que disputa a reeleição, aparece na 16ª posição no ranking brasileiro, com uma fortuna declarada de R$ 7,1 milhões. O senador Bezerra, que não aparece oficialmente na relação, teria seu nome incluído entre os 15 candidatos mais ricos do Brasil, bastando excluir da lista o candidato a governador pelo Rio de Janeiro, Luiz Carlos Novais (PSDC), que declarou um patrimônio avaliado em R$ 19,1 milhões, com uma superestimativa de sua fortuna. O patrimônio de Fernando Bezerra se concentra devido a atividades no setor da construção civil.
“Únicos meios oficiais de avaliação do patrimônio pessoal dos políticos, as declarações de bens não servem somente para identificar os famosos ‘sinais exteriores de riqueza’ ou fiscalizar eventuais casos de enriquecimento ilícito. Elas revelam a base econômica e social daqueles que tentam capturar o voto do eleitor, permitindo a este conhecer melhor os candidatos”, diz a pesquisa.
“Nesse aspecto, não soam como mera coincidência os vínculos existentes entre as diversas regiões do país e a origem das fortunas dos candidatos mais ricos em cada uma delas: Sudeste – mercado financeiro e os setores de imóveis, comunicação e, com peso bem menor, agropecuária; Sul – prestação de serviços (terceirização de mão-de-obra e advocacia); Centro-Oeste – agropecuária e setor imobiliário; Norte – mineração e geração elétrica; Nordeste – agroindústria, com destaque para o setor de cana e açúcar.” Foto.

Nenhum comentário: