RN é o segundo do NE
com maior número de violência
Gazeta do Oeste
Mossoró-RN Quinta, 15 de Maio de 2008
O relatório da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente referente ao Disque Denúncia Nacional (Disque 100) aponta o Nordeste como a região com maior número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes entre todas as regiões do País, sendo o Rio Grande do Norte o segundo Estado nordestino e o sexto do país nessa lista. O total de 1.114 denúncias registradas no período compreendido de 2003 a janeiro deste ano de 2008 e a média de 40,11 denúncias por grupos de 100 mil habitantes, colocaram o Rio Grande do Norte nessa posição no ranking nacional de denúncias de violência contra a criança e o adolescente, atrás do Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas.
Em apenas quatro anos, a quantidade de denúncias no Estado cresceu de 48 registros em 2003, contra 530 denúncias em 2007. Só em Natal foram denunciados 1.017 crimes contra crianças e adolescentes nesse período, com os registros provenientes da Capital saindo de quatro denúncias, no ano de 2003, para 612 denúncias em todo o ano passado.
Para o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CONSEC), o promotor de Justiça Manoel Onofre de Souza Neto, o aumento no número de denúncias de violência e exploração contra crianças e adolescentes é "absurdo e preocupante". Para ele, os dados mostram que é oportuna a discussão para modificação do plano nacional de enfrentamento à violência e exploração sexual contra a criança e o adolescente, e urgente a definição de novas estratégias e políticas públicas para enfrentar o problema.
quinta-feira, maio 15, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário