A antropologia evolutiva parece corroborar essa tese. O comportamento humano foi moldado ao longo de milhares de anos de evolução. Na maior parte desse período, vivemos em pequenos grupos sociais, as tribos. Eram grupos em que todos os indivíduos se conheciam mutuamente e precisavam cooperar para sobreviver. Por isso, muitos biólogos defendem a idéia de que a cooperação e a compaixão, instintos que se opõem à agressividade, evoluíram para operar só entre indivíduos de uma mesma tribo, indivíduos que se conhecem.
Para tais biólogos, esses instintos não operam fortemente entre desconhecidos. Diz o famoso zoólogo Desmond Morris: "Uma relação despersonalizada não é uma relação biologicamente humana". E Edmund Wilson, professor de Harvard: "Do ponto de vista da biologia, o que precisa de explicação é a paz, não a guerra". (Foto: aqui)
domingo, dezembro 23, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
olá paulo augusto. eu li, todo, o meterial de Falves. (para mim, é Chico. Pra mae dele, Francisquinho) Ontem, 24/12 estive na casa dele e fiz uma entrevsta com a sua - dele - mãe..Esta publicada no meu blog...leandroalvares.blogspot.com. se vc puder, dê uma olhada..agora, me mande seu e-mail...leandroalvares94@gmail.com.
Postar um comentário